Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica


 

Bolsas de Estudo

O PPGEM oferece bolsas de estudo de mestrado para alunos regulares, com dedicação integral e sem vínculo empregatício, mediante solicitação na inscrição para o processo seletivo ou solitação formal à Coordenação do PPGEM antes do término de cada semestre.

As solicitações de bolsas são analisadas pela comissão responsável por seleção e distribuição de bolsas de estudo, formada por professores permanentes do programa.

Atualmente, são oferecidas três modalidades de bolsas de estudos: CAPES/DS; FAPESC; e UDESC/PROMOP.
 


CAPES/DS

As informações pertinentes ao cadastramento de novos bolsistas da CAPES/Demanda Social estão disponíveis no site da CAPES.

Os formulários necessários para o cadastramento do bolsista contemplado estão disponíveis no menu Formulários. Também é necessário o Currículo Lattes atualizado com a informação de que é aluno do mestrado e bolsista CAPES.

Após a divulgação do resultado, os candidatos selecionados deverão entrar em contato com a secretaria do PPGEM o mais breve possível.

Obs.:
1. Todos os bolsistas de PG beneficiados pelo programa DS somente poderão receber mensalidades em contas correntes do Banco do Brasil; 

2. Não podem ser utilizadas contas poupança ou conta conjunta, devendo a mesma ser de titularidade do bolsista;

3. A conta bancária deve estar ATIVA para o recebimento das parcelas da bolsa. Se a conta estiver bloqueada ou inativa, os recursos provenientes ao pagamento da bolsa retornam à CAPES.


FAPESC

O formulário Anexo Linha I, necessário para o cadastramento do bolsista contemplado com bolsa FAPESC e o Formulário de Avaliação de Bolsas que refere-se ao relatório semestral de cada bolsista, estão disponível no menu Formulários.

O edital com as diretrizes para a concessão e atribuições de bolsas estão disponíveis nas Chamadas Públicas FAPESC específicas.



UDESC/PROMOP

Para o cadastramento de novos bolsistas PROMOP (Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação) é necessário a entrega dos formulários A, B, D, disponíveis no menu Formulários, e do Currículo Lattes atualizado com a informação de que é aluno do mestrado e bolsista PROMOP.

A renovação da bolsa de monitoria PROMOP ocorre sempre no mês de julho de cada ano e é necessário que sejam entregues os formulários A, B, D e F, disponíveis no menu Formulários. Mesmo aqueles bolsistas que começaram a receber a bolsa em março, também devem fazer a renovação. O prazo de entrega dos formulários na secretaria do PPGEM para renovação de bolsa de monitoria PROMOP é até o dia 05 de julho.

Para o encerramento da bolsa de monitoria PROMOP é necessário o preenchimento apenas no formulário F, que deverá ser entregue na secretaria do PPGEM até o dia 10 de julho.

Outras informações podem ser obtidas no site do PROMOP.
 


 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC