Como chegar aqui:

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Engenharia Urbana e da Construção Civil

LINHAS DE PESQUISA

-Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil

Busca ampliar o conhecimento sobre o ambiente construído com ênfase nos problemas emergentes e em soluções atuais, inovadoras e não convencionais.

Objetiva a reflexão e investigação sobre o desempenho de edificações no que concerne à utilização de recursos, além da aplicação de soluções, materiais e métodos construtivos não convencionais na construção civil que visem à sustentabilidade do ambiente construído.

Esta linha de pesquisa está ligada à área de construção civil, com enfoque no desempenho de soluções inovadoras ligadas ao setor e na eficiência na utilização de recursos no ambiente construído. Os objetivos das linhas de pesquisa são: a análise de processos e técnicas construtivas, a aplicação de materiais não convencionais na construção civil, a conservação de recursos materiais, energéticos e hídricos, a análise da eficiência energética de edificaçôes e de conforto no ambiente construído, além da promoção de soluções na construção civil ligadas ao conceito de desenvolvimento sustentável.

- Infraestrutura Urbana

Concentra-se na construção de conhecimentos sobre as redes de infraestrutura urbana como elemento básico de apoio ao desenvolvimento das funções da cidade, pressupondo-se que planejar a rede é planejar a cidade.

O conhecimento do sítio e o processo de urbanização que envolve a identificação dos condicionantes socioambientais, os traçados urbanos, tendências de crescimento e expansão urbana e outros elementos serão oportunizados nessa linha de pesquisa, pois são essenciais aos estudos de dimensionamento da rede de infraestrutura.

No âmbito desse mestrado, a rede de infraestrutura compreenderá os passeios e as vias veiculares e sua função de abrigar o sistema viário, os sistemas de abastecimento de água, a drenagem, os esgotos sanitários que serão objetos de estudo.

Os objetivos dessa linha de concentração são a reflexão e a investigação indispensáveis ao ato de projetar e planejar a rede de infraestrutura urbana, enfatizando a busca de materiais e tecnologias sustentáveis, compatíveis com o suporte ambiental do meio físico.

Nesse sentido oportunizará a revisão das alternativas tradicionais;  o planejamento e a compatibização dos projetos das redes, focando princípios como maior cobertura de atendimento a população, otimização de esforços e de recursos investidos.



 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC