Como chegar aqui:

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Estágio em docência

O estágio de docência é uma atividade curricular para estudantes de pós-graduação que se apresenta como disciplina obrigatória denominada "Docência Orientada", sendo definida como a participação de aluno de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.
 
Para os efeitos deste regulamento, serão consideradas atividades de ensino:
– ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;
– auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-aula aos alunos;
– participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; 
– aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudo dirigido, seminários, etc.
 
A disciplina obrigatória Docência Orientada apresentará 2 (dois) créditos e uma carga horária de 30 (trinta) horas-semestrais.
O aluno de pós-graduação para cursar a disciplina Docência Orientada deverá solicitar sua matrícula à Coordenação do CPGEC, apresentando os seguintes documentos:

I. Requerimento, onde especifique a disciplina de graduação em que pretende atuar;
II. Plano de trabalho detalhado, elaborado em conjunto com o Professor Responsável pela disciplina de graduação;
III. Termo de concordância do Professor Orientador acerca das definições apresentadas nos itens acima.

Caberá à coordenação do CPGEC, ouvido o respectivo colegiado, se necessário, aprovar o pedido de matrícula do aluno na disciplina Docência Orientada, aprovando ou propondo alterações no plano de trabalho apresentado.
Na definição da disciplina de graduação que será objeto do “Estágio em Docência”, o aluno de pós-graduação, o seu orientador, o coordenador do CPGEC e o colegiado do respectivo curso observarão:
I. As características da disciplina de graduação frente ao perfil técnico e profissional do aluno de pós-graduação interessado;
II. A área de atuação do aluno no CPGEC.
É vedado aos alunos matriculados na disciplina Docência Orientada assumir a totalidade das atividades de ensino, ou realizar avaliação nas disciplinas às quais estiverem vinculados ou atuarem sem supervisão docente ou conferirem notas aos alunos.
A matrícula e aprovação na disciplina Docência Orientada são obrigatórias para todos os alunos regularmente matriculados no CPGEC. Será dispensado do Estágio em Docência o aluno que esteja ministrando aula em curso de graduação de ensino superior a partir de seu ingresso no curso de mestrado, com contrato previsto de no mínimo 12 meses de duração ou que tenha experiência letiva, por pelo menos 12 meses completos, em curso superior, há no mínimo um ano antes do ingresso no CPGEC.
Caberá ao orientador, em conjunto com o professor da disciplina onde o aluno de pós-graduação atuará, acompanhar, supervisionar e avaliar o desempenho deste, atribuindo-lhe um conceito que será registrada em seu histórico escolar.
Por se tratar de atividade curricular, a participação dos estudantes de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada.

Formulário (Requerimento/Plano de Trabalho/Termo de Concordância)
Avaliação - Estágio docência
 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC