Como chegar aqui:

Estágio

Dúvidas Frequentes


1- Quando fazer a documentação de estágio?
R: A documentação (termo de compromisso e plano de estágio) deve ser feita antes do início do estágio.


2- Quem é o responsável por pagar a apólice de seguros?
R: Conforme a Lei Federal de estágio, é responsabilidade da Concedente contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais.
Obs: A UDESC só se responsabilizará pelo pagamento do seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário nos casos de estágio curricular obrigatório não remunerado.


3- Quando eu posso fazer o estágio obrigatório?
R: O estágio obrigatório é uma disciplina, então o aluno deverá se matricular na disciplina durante o período de matrícula. O estágio obrigatório deve ficar dentro do período letivo do semestre em que o aluno se matricular na disciplina.
Obs: Cada curso possui pré-requisitos para a matrícula na disciplina de estágio obrigatório. Consulte a grade curricular do seu curso para saber quais os pré-requisitos.


4- O estágio pode ser não remunerado?
R: Apenas estágios obrigatórios podem ser não remunerados. De acordo com a Lei Federal de estágio, todo estágio não obrigatório deverá ser remunerado. 


5- Qual a carga horária máxima diária e semanal?
R: A carga horária máxima para estágio é de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. Caso o aluno não esteja matriculado em nenhuma outra disciplina além do estágio obrigatório ele poderá fazer até 40 (quarenta) horas semanais.


6- O estagiário tem direito a férias?
R: Sim. Conforme a Lei Federal de estágio é assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. Este recesso deverá ser remunerado, quando o estágio for remunerado.
Nos casos em que o estágio tiver duração inferior a 1 (um) ano, o recesso deverá ser concedido de maneira proporcional.


7- Posso fazer estágio nas férias escolares?
R: O estágio não obrigatório pode ser feito nas férias, desde que o aluno tenha frequentado regularmente o semestre anterior. No caso de estágio de férias, a documentação (termo e plano) deverá ser feita antes das férias começarem (dezembro ou julho) ou deverá ser enviada pelo correio para a Coordenação de Estágio assim que inicar o estágio. 
Obs: Não adianta entregar a documentação depois que o estágio terminou. Não terá validade.


8- Como faço para mudar de estágio não obrigatório para obrigatório?
R: Para mudar de estágio não obrigatório para obrigatório, deverá ser feito o termo aditivo de mudança de modalidade (modelo na aba “Documentos”, coluna “Diversos”) e o plano de estágio obrigatório, ambos em 3 vias originais.


9 - Quando devo fazer o relatório de estágio não obrigatório?
R: De acordo com a Lei Federal de estágio, o acadêmico deverá apresentar relatórios de atividades periódicos em prazo não superior a 6 (seis)meses. 

 

Ainda ficou com dúvida? Entre em contato conosco no e-mail cest.cct@udesc.br 
 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC