Como chegar aqui:

Ações Extensão

Ações de Extensão (2013)

PROGRAMAS: EDITAL PAEX 04/2012

CPA: 15958/2012

Programa: Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais

Coordenador: Jurema Iara Reis Belli / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: A Hora do Estatuto - ECA

Seminário Regional - GEPES

Ciclo de Debates - GEPES ECA

Público Alvo:
     a) 17 conselhos Tutelares

b) 16 conselhos de Direitos

c) 16 Secretárias de Bem estar Social

d) 16 Secretárias Educação

Publico Indireto: Publico da Rádio Udesc - e todos os 16 municípios atendidos pelo projeto- População total

1.800.000 Um milhão e oitocentos mil pessoas.

Resumo: O GEPES (Grupo de Estudo em Politicas Educacionais e Sociais), tem como objetivo principal a articulação do trabalho em REDE, proporcionando o fortalecimento das ações do dos Conselhos Tutelares Municipais.

O Projeto conta com a participação das duas secretárias Regionais de Desenvolvimento de Santa Catarina - Joinville e Jaraguá do Sul, e com todos os 16 Municípios das regionais. As reuniões são Mensais.

O Grupo de Articulação é uma caraterística legal que visa o encontro entre os Conselheiros para elaborar ações e politicas de desenvolvimento em seus Municípios. A troca de experiências, e o debate entre os Conselhos Municipais é uma experiência exitosa em nossa Região.


CPA: 14876/2012

Programa: Incluir com Ciência e Tecnologia

Coordenador: André Bittencourt Leal / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Assistiva - Tecnologia para Inclusão Social

Ciência ao Alcance de Todos

Robótica e Educação

Inclusão a Distância

Público Alvo: O público-alvo deste programa consiste na comunidade em geral, sendo que em cada projeto interno pretende-se contemplar um público específico. No projeto “Assistiva - Tecnologia para a Inclusão Social” o público-alvo é predominantemente formado por pessoas com deficiência. No projeto “Ciência ao Alcance de Todos” o público-alvo é composto de jovens estudantes e professores de escolas públicas, em especial os alunos regularmente matriculados em escolas públicas de ensino médio em situação de risco e vulnerabilidade social. Nas mostras a serem realizadas no contexto do projeto “Ciência ao Alcance de Todos” tem-se como público-alvo crianças, jovens e adultos em geral, além de professores das escolas beneficiadas. No projeto “Robótica e Educação” o público-alvo é basicamente formado por alunos regularmente matriculados em escolas públicas de ensino médio em situação de risco e vulnerabilidade social. Além destes, espera-se também atingir estudantes dos cursos de licenciatura dos cursos de matemática e de física da UDESC para que estes possam

incorporar em suas ações práticas inclusivas e estratégias de promoção da acessibilidade.

No projeto Inclusão à Distância o foco será principalmente alunos de escolas de ensino médio e de ensino profissionalizante, mas poderão ser atingidos também alunos de cursos de graduação e demais interessados pelos conteúdos que serão ministrados nos cursos e nos tópicos especiais gravados.

Resumo: Este Programa de Extensão tem por objetivo promover a inclusão social, em diversas dimensões, por intermédio da ciência e da tecnologia. O programa é composto de quatro projetos internos, a saber:

“Assistiva - Tecnologia para a Inclusão Social”, “Ciência ao Alcance de Todos”, “Robótica e Educação” e 'Inclusão a Distância'. No projeto “Assistiva” o objetivo principal consiste em promover a inclusão social de pessoas com deficiência por intermédio do desenvolvimento de tecnologias assistivas voltadas para este público. Tal inclusão deve se dar em função de uma maior autonomia e independência das pessoas beneficiadas pelas tecnologias desenvolvidas. O projeto “Ciência ao Alcance de Todos” visa à inclusão social da comunidade em geral por intermédio da divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia.

Este projeto terá duas frentes, uma voltada para auxiliar professores de escolas públicas em aulas de física e outra destinada à realização de mostras sobre ciência, tecnologia e inovação em locais públicos de grande circulação de pessoas. O projeto “Robótica e Educação” tem por objetivo promover a inclusão social de estudantes regularmente matriculados em escolas públicas por intermédio do uso de kits de robótica móvel. A inclusão deve se dar por intermédio da motivação destes jovens pela busca do conhecimento, pelo despertar do interesse dos jovens pelas ciências exatas e engenharias, e pela melhoria da autoestima e da autoconfiança destes jovens. O projeto 'Inclusão a Distância' visa promover a inclusão de jovens por intermédio de cursos não presenciais a serem disponibilizados em um ambiente de educação à distância.


CPA: 14055/2012

Programa: Maratonas de Programação 2013 - UDESC

Coordenador: Claudio Cesar de Sá / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Oficinas de Programação - 2013

Seletivas Internas – 2013

Maratona Catarinense de Programação

Público Alvo: - Estudantes de informática, computação e exatas do CCT/UDESC.

- Estudantes de outros Centros da UDESC

- Professores do DCC

- Professores de outras IES (presencial e remotamente)

- Estudantes de outras IES (presencial e remotamente)

- Profissionais de empresas (participantes como convidados)

Resumo: A maratona de programação é uma competição internacional promovida pela Association for Computing Machinery (ACM-ICPC), tendo como parceria, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Fundação Carlos Chagas.

A competição consiste em equipes de três alunos que devem resolver a maior quantidade de problemas (relacionados à programação) o mais rapidamente possível.

A prova é realizada em três fases: regional, nacional e internacional.

A fim de obter melhores resultados, o presente programa visa trazer aos estudantes universitários da UDESC, extensivo a toda comunidade acadêmica, a oportunidade de praticar e aperfeiçoar os princípios da lógica e programação de computadores.

Ressalta-se que a arte-ciência da programação é a atividade núcleo de um curso de computação e afins.

É requisito básico do profissional de computação: projetar e construir algoritmos de modo a ter soluções a problemas produzidas corretamente e eficientemente.

Espera-se alcançar tal objetivo através da realização de diversas atividades, tais como: competições de programação (tanto individuais como por equipes), resolução de desafios propostos, criação de grupos de estudo, bem como o desenvolvimento de uma plataforma para gerência de tais atividades.


CPA: 14617/2012

Programa: NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias

Coordenador: Kariston Pereira / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Sextas-Xadrez na Universidade (SX-Un)

NexT - Torneios na Universidade (NT-Un)

Cursos de Xadrez na Universidade (CX-Un)

Público Alvo: - Alunos de Escolas Públicas, preferencialmente do Ensino Médio;

- Alunos, Professores e Funcionários da UDESC;

- Alunos, Professores e Funcionários de Outras Instituições de Ensino Superior;

- Cidadãos de Joinville e Região interessados no estudo e prática do Jogo de Xadrez na Universidade.

Resumo: Este Programa de Extensão, intitulado 'Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias' (NexT), pretende permitir aos alunos, professores e funcionários da UDESC, com ênfase na abertura para participação de qualquer pessoa interessada na comunidade externa, a possibilidade de aprender, praticar, competir, estudar e pesquisar o xadrez dentro da Universidade. Para a concretização de tal objetivo, o Programa 'NexT' propõe as seguintes ações de extensão para 2013:

- Projeto 'Sextas Xadrez na Universidade' (SX-Un), com o desenvolvimento de sessões lúdico-didáticas orientadas de prática de xadrez todas as sextas-feiras, para propiciar a integração dos participantes e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos, com a oferta de tabuleiros em tamanho oficial, e conjuntos de 'xadrez gigante', ampliando sua dimensão lúdica;

- Evento 'NexT Torneios na Universidade' (NT-Un), com a realização de torneios entre os membros e potenciais membros do 'NexT', visando criar condições desafiantes e estimulantes aos interessados em progredir na dimensão esportiva;

- 'Cursos de Xadrez na Universidade' (CX-Un), propondo, para 2013, a oferta de cursos de xadrez no nível básico, ministrados por instrutores capacitados, permitindo aos aprendizes o acesso ao conhecimento enxadrístico introdutório nas fases de abertura, meio-jogo e finais. O CX-Un também prevê equipar a biblioteca universitária, propondo a aquisição de amplo acervo bibliográfico na área de xadrez.

Espera-se que, com este programa, desenvolva-se na UDESC, a partir de 2013, uma comunidade de prática enxadrística junto a um ambiente de pesquisa e estudos interdisciplinares, das quais o jogo de xadrez seja o elemento integrador.


CPA: 15726/2012

Programa: Programa Integrado de Atendimento à Jovens e Adolescentes, Esporte, Saúde e Lazer no CCT/UDESC-Joinville.

Coordenador: Paulo Cesar Pandolfo

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Projeto;Gincana dos Calouros - Calouríadas

Treinamento de Modalidades Esportivas - Treinamento Esportivo

Torneio Interpanelão - Jogos Internos do CCT

Público Alvo: Interno: Comunidade acadêmica - composta pelos estudantes e professores - do CCT/UDESC Joinville.

Externo: Acadêmicos e professores de outras Instituições, com participação restrita.

Resumo: O Programa Integrado de Atendimento Esportivo, de Lazer e de Saúde para Jovens e Adolescentes no CCT – UDESC/JOINVILLE é uma iniciativa que busca unificar duas experiências bem sucedidas de extensão universitária da UDESC (o Torneio Interpanelão - Jogos Internos do CCT, e a Gincana dos Calouros - Calouríadas); além de interagir com um projeto de extensão mais recente (Treinamento das Modalidades Esportivas - Treinamento Esportivo), o qual tem a finalidade de desenvolver ações de sociabilização no referido Centro, despertando o interesse do acadêmico para a prática esportiva, conscientizando-o para um estilo de vida saudável e oportunizando o aparecimento de talentos esportivos.


CPA: 15979/2012

Programa: Programa Mundo Físico 2013

Coordenador: Fernando França

Edital

Ações Vinculadas ao Programa: Astronomia como Base da Educação Científica 2013

Jornal da Física (2013)

Palestra para Ensino Médio (2013)

Público Alvo: O público alvo do programa é variado devido às características do projetos inseridos dentro desta ação. Desta forma, cada um dos três projetos possui uma diversificação na abrangência de seu público.

1) o projeto Astronomia como base da Educação científica tem como público alvo preferencial os estudantes do Ensino Médio. Além disso, em menor escala, o projeto pretende atingir a comunidade interna do CCT e a comunidade em geral (através de observações astronômicas regulares).

2) o projeto Palestras para o Ensino Médio possui como público alvo alunos do ensino Médio de Joinville e região;

3) o projeto Jornal da Física visa a divulgação da Física e da Tecnologia, bem como a Ciência como um todo, preferencialmente para alunos do Ensino Médio de Joinville e região. No entanto, esta divulgação pode ser estendida aos alunos do CCT/UDESC e ao público em geral, uma vez que o jornal é disponibilizado on-line na página do Mundo Físico (http://www.mundofisico.joinville.udesc.br).

Resumo: O Programa de Extensão 'Mundo Físico' já vem sendo desenvolvido desde 2004 e se constitui da união de três projetos de Extensão:

1) Astronomia como base da educação científica

2) Jornal da Física

3) Palestras para o Ensino Médio

O projeto Astronomia como base da educação científica é centrado no estudo da Astronomia e será direcionado preferencialmente para estudantes do Ensino Médio e Fundamental. Propõe-se com ele divulgar a Física através da Astronomia, visto que esta Ciência possui um grau de atratividade bastante grande. Para atrair o público, utilizamos as observações astronômicas de astros do sistema solar (Lua, planetas), bem como de constelações e aglomerados de estrelas.

O projeto 'Palestras para o Ensino Médio' contribui para a divulgação da ciência, em particular da Física, e com isto colabora com as pessoas no trabalho de estimular estudantes a se interessar pela Física. O projeto 'Jornal da Física' visa uma publicação periódica de um jornal que aborda temas de Física-Ciências-Tecnologias, usando uma linguagem acessível para alunos do Ensino Médio, e da população em geral, sendo que o foco da distribuição deste jornal são os alunos do Ensino Médio. O jornal também é divulgado no endereço eletrônico http://www.mundofisico.joinville.udesc.br


CPA: 14260/2012

Programa: PROGRAMA Socialização de Software e Hardware Livre - 2013

Coordenador: Charles Christian Miers / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Socialização de Software e Hardware livre 2013

Eventos de Socialização do Software e Hardware Livre 2013

OpenStack - Criando e usando soluções de computação em nuvem livres – 2013

Público Alvo: Acadêmicos, Professores, Profissionais liberais, comunidade de Software e Hardware livre nacional e comunidade em geral de Santa Catarina e de outros estados à exemplo do Paraná e Rio Grande do Sul (público interno e externo a UDESC).

Resumo: O termo 'Software e Hardware livre' é aqui utilizado em referência à modalidade de desenvolvimento baseada nas quatro liberdades. Não se trata de referência a um 'software e hardware gratuito', cuja obtenção/montagem é isenta de qualquer custo, deseja-se fazer referência ao projeto de software e hardware aberto, o qual pode ser estudado, modificado, melhorado e associado a outras soluções abertas.

Assim, nas propostas deste programa de extensão bem como nas propostas dos projetos/ações associadas, ao mencionar a expressão 'software e hardware livre' se faz alusão ao software e hardware de projeto aberto sobre o qual se pode exercer as quatro liberdades.

Além de desempenhar o papel tradicional de fomentar a cultura de desenvolvimento aberto -- a

disseminação dos conhecimentos continuará a ser feita de maneira geral em todas as ações deste programa mediante eventos, palestras, oficinas, pareceres técnicos, minicursos, soluções e desenvolvimentos relativos ao tema do programa ---, para 2013 duas ações específicas estão sendo propostas com essa finalidade: a ação de Eventos que compreende socialização através da participação/organização de oficinas de software livre e eventos nas áreas pertinentes ao programa; e a ação na comunidade OpenStack que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o uso e criação de serviços de computação em nuvem baseados na solução de código aberto OpenStack.

A terceira ação deste projeto propõe atuação junto à sociedade atendendo a demandas de treinamento, consultorias mais genéricas, desenvolvimento de soluções com o uso de hardware e software livre.


CPA: 15972/2012

Programa: Química na Educação

Coordenador: Tatiana Comiotto Menestrina

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Portal da Química (segunda edição);

Materiais didático pedagógicos para o ensino de química;

Química no ensino fundamental - 2ª Edição.

Público Alvo: A justificativa do público alvo está descrita em cada um dos Projetos. O público alvo total é menor que a soma dos três projetos devido a coincidência de público nos mesmos.

Resumo: As alterações por que passa uma sociedade determinam variações nas relações sociais e, desta forma podem gerar o aparecimento de novos modelos culturais, entre eles a cultura tecnológica que está atrelada com a possibilidade de o sujeito agir a partir de um saber do qual ele se apropria e desenvolve a sua identidade, tornando-se um cidadão tecnologicamente competente.

O mundo moderno traz provocações no sentido de buscar nas novas tecnologias através de formas de contextualização, atualização, ampliação e melhoria da prática pedagógica docente. É nessa perspectiva que o portal da química é concebido, como um ambiente de apoio ao ambiente acadêmico, capaz de adicionar serviços, informações e cultura e ser um lugar a mais de intercâmbio entre alunos, professores e sociedade.

Outro projeto que está vinculado ao Programa é o de Materiais didático-pedagógicos que possibilita o maior acesso dos estudantes a novas ferramentas educacionais. São instrumentos que se propõem a auxiliar a compreensão de conteúdos de Química. O desafio é a indicação de caminhos adequados para preparar os cidadãos de diferentes segmentos para conviverem em espaços sociais plurais e que emanem conhecimentos, competências e atitudes constantemente atualizados e articulados em termos de teoria e prática.

O Projeto Química no Ensino fundamental visa propiciar momentos e espaços de entendimentos básicos e fundamentais das ciências químicas como forma de alcançar a compreensão de fenômenos cotidianos.

Serão atividades experimentais e jogos educativos em ambiente adaptado às dimensões da criança e do adolescente e ao desenvolvimento da autonomia e das habilidades científicas.


CPA: 15738/2012

Programa: UDESC na Escola

Coordenador: Valdésio Benevenutti

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Futuro Universitário

Produção em Foco

Pós na UDESC

Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio.

Empresários da região de Joinville através das associações empresarias.

Professores da rede pública estadual.

Resumo: Este programa de extensão tem como objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão da UDESC - Joinville para estudantes do ensino médio, professores e micro empresários da região de Joinville.

É composto por três informativos: Futuro Universitário, Produção em Foco e Pós na UDESC. No Futuro Universitário são divulgados os cursos oferecidos pela UDESC - Joinville e o vestibular da UDESC. No Produção em Foco são divulgadas as ações realizadas no curso de Engenharia de Produção e Sistemas e no Pós na UDESC são informados os detalhes dos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela UDESC-Joinville e de outros Centros.


CPA: 15515/2012

Programa: Apresentações do Coral UDESC Joinville IV

Coordenador: Regina Helena Munhoz / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Acadêmicos, Servidores da Udesc, alunos de escolas públicas, moradores de lar de idosos, comunidade do entorno da Udesc, etc.

Resumo: Este projeto intitulado Apresentações do Coral UDESC Joinville IV pretende dar continuidade aos projetos anteriores que objetivaram realizar apresentações didáticas e culturais através do canto coral em diferentes locais e ocasiões. O repertório abrange música de autores diversos, e diferentes estilos. Um dos objetivos deste projeto de extensão é proporcionar uma experiência musical para os participantes, desenvolvendo, nos mesmos, habilidades artísticas para serem aplicadas ao canto em grupo, bem como fazer apresentações em que os participantes possam mostrar o que estão produzindo. O desenvolvimento de diversos repertórios contribui para o aprimoramento da experiência musical oferecida. Um outro objetivo do projeto é o de representar o centro de ensino na instituição em diversos eventos dentro e fora da universidade. O grupo mantém atividades de ensaio de naipes e ensaio de grupo, sob a regência do Maestro Anderson Maurício do Nascimento. É estabelecido um cronograma de apresentações públicas agendadas previamente.


CPA: 15969/2012

Programa: Avaliação do Projeto Usina do Cubatão através dos indicadores de sustentabilidade

Coordenador: Adalberto de Araujo Barreto Filho / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Interno:

Integrantes da comunidade docente envolvida;

Integrantes da comunidade discente envolvida;

Agentes da área envolvidos:

Associações comunitárias envolvidas;

ONG envolvidas;

Público de consumidores e leitores que terão acesso aos trabalhos divulgados

Resumo: A projeção dos impactos decorrente do embargo do empreendimento 'Usina do Cubatão' correspondeu a repercussões em vários níveis da sociedade, diretamente, na região do empreendimento e indiretamente, através dos critérios de projetos postos em prática desde então. Trabalhos acadêmicos, em nível de mestrado e doutorado, bem como estudos promovidos por instituições e órgãos de regulamentação da implantação de usinas hidrelétricas de pequeno e médio porte. A reformulação do projeto inicial, em perspectiva de continuidade, atualmente, corresponde à revisão dos critérios de projeto onde devem ser considerados indicadores consolidados e cruzados de desempenho - eficiência técnica de projeto, viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental. Identificar indentificadores que permitam uma avaliação conjunta destes aspectos é o objeto do trabalho, de modo a que se possa realizar uma análise das potencialidades em faces dos limitantes ambientais e da exequibilidade do empreendimento. Donde espera-se, possam ser definidos, selecionados e indicados indicadores de desempenho global que possam a vir a servir de critérios norteadores de projeto.


CPA: 15973/2012

Programa: Colóquios de Física 2013

Coordenador: Ricardo Antonio de Simone Zanon / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Comunidade da UDESC Joinville, isto é estudantes dos cursos de licenciatura e engenharia bem como professores.

Comunidade de Joinville, pois os colóquios são abertos a todos os interessados.

Resumo: Este projeto tem como objetivo divulgar os conhecimentos de Física e disseminar o conhecimento gerado pelo Departamento de Física da UDESC, principalmente, à comunidade acadêmica, porém sempre aberto a qualquer interessado. Trata-se de um projeto de divulgação científica de abrangência não só acadêmica, como também para a comunidade em geral.


CPA: 15951/2012

Programa: Coordenação da Olimpíada Brasileira de Física 2013 no Estado de Santa Catarina

Coordenador: Daniel Vieira / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio

Resumo: Para estimular nos estudantes o interesse pela ciência, e particularmente pela Física, motivando-os junto com seus professores ao estudo e à aprendizagem da Física, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) criou, em 1998, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Com a Olimpíada, a SBF pretende estimular os estudantes a enfrentar desafios intelectuais de ordem científica; contribuir para o aperfeiçoamento dos currículos escolares do ensino médio e fundamental na área de ciências; proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, tanto na área experimental como na área de simulações, e na análise e resolução de problemas; obter informações sobre os limites de conhecimento dos estudantes e nas suas respectivas faixas etárias, níveis de escolaridade e sobre o processo de aprendizagem da Física de maneira geral. Aproximando universidades, professores e estudantes das escolas de ensino médio, e identificando alunos talentosos em Física para estimulá-los a seguir carreiras científicas e tecnológicas, a Olimpíada Brasileira de Física tem merecido atenção da SBF como projeto permanente. A Coordenação Estadual da OBF tem, somado aos anteriores, o objetivo que a Universidade sirva de elo, aproximando as escolas de Ensino médio do Ensino Superior.


CPA: 15779/2012

Programa: Diagnóstico da viabilidade técnica e mercadológica de mecanização de processos da agricultura de Santa Catarina

Coordenador: José Oliveira da Silva / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Interno: Professores e alunos do curso de Engenharia de Produção e Sistemas e eventuais interessados de

outros cursos de graduação da UDESC. Externo: Profissionais e pesquisadores da EPAGRI de santa Catarina.

Resumo: A tecnologia está cada vez mais inserida em nosso meio, devido a grande demanda na agricultura e a falta de incentivo e recursos para o pequeno agricultor, o trabalho se torna excessivo e o processo pouco produtivo. Este projeto tem o intuito integrar a universidade e comunidade através do uso ferramentas da área de Engenharia de Produção, especificamente Engenharia do Produto para realizar, em parceria com a EPAGRI, um diagnóstico da viabilidade de mecanização dos processos produtivos na agricultura catarinense, onde deverá ser analisado a demanda de mercado, para cada produto e a análise de viabilidade técnica e econômica dos equipamentos. Essa integração da universidade com a EPAGRI trará muitos benefícios para os acadêmicos da área de engenharia de produção, onde poderão aplicar os conhecimentos e assuntos discutidos em aula. Este projeto teve inicio com a levantamento e mapeamento de algumas necessidades, tais como: hidro-destilador de óleos essenciais com capacidade de 50 L, feito em aço inox e alimentado a lenha, colhetadeira de frutos de palmáceas, Escada telescópica escamoteável para colheita de frutos de arbóreas.


CPA: 15078/2012

Programa: i9 - Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica

Coordenador: Marcia Margarete Meier / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Discentes e egressos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC e funcionários de empresas de base tecnológica do Estado de Santa Catarina.

A maior quantidade de atingidos pela ação consiste nas pessoas que acessam o website do projeto, o qual reúne um conjunto de informações sobre os temas Inovação Tecnológica e Propriedade Industrial, além de notícias, matérias e informações sobre editais de inovação.

Resumo: Este projeto visa dar prosseguimento às ações do Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica criado na UDESC-Joinville em 2010, o qual tem por objetivo a disseminação do espírito inovador principalmente junto aos alunos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, seus egressos e empresas de base tecnológica localizadas no Estado de Santa Catarina.

O i9 vem desenvolvendo atividades na UDESC-Joinville, como palestras e cursos acerca do tema inovação tecnológica e propriedade intelectual. Além disso, no intuito de atingir um maior número de pessoas, o grupo mantém uma página na internet com informações sobre o tema.


CPA: 15975/2012

Programa: LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÕES E ENSINO DE FÍSICA (LABDEF) 2013

Coordenador: Carlos Raphael Rocha / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio,

Professores do Ensino Médio

Alunos do Curso de Licenciatura em Física

Resumo: Tal projeto de extensão universitária visa à manutenção de um espaço destinado à vivência com a ciência através de experimentos, proporcionando a interação dos jovens com o universo científico, despertando nestes o gosto pelo estudo e pela ciência, além de colaborar no sentido de melhorar seu desempenho escolar nas matérias científicas. A principal função do LABDEF - Laboratório de Demonstrações e Ensino de Física - será tornar o conhecimento científico acessível a todos de forma clara e concisa, explorando-se o lado lúdico do ensino de física para torná-lo mais agradável e atrativo, despertando assim o interesse do público em aprender. Por intermédio de experimentos de mecânica, termodinâmica, óptica,

eletromagnetismo e física moderna pretende-se incentivar o próprio indivíduo a construir o conhecimento, depois de observar o fenômeno por detrás da demonstração. No atendimento ao público faremos uso das seguintes ações metodológicas:visitas, projetos, participação em eventos.


CPA: 15571/2012

Programa: Matemática na educação infantil – 3ª. edição

Coordenador: Marnei Luis Mandler / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Alunos de escolas públicas de Joinville

Resumo: Este projeto é um projeto de aplicação da matemática na educação infantil. Tal proposta está sendo submetida após a execução de um projeto piloto em 2011, que contou com a participação de apenas uma turma, e que foi reeditado em 2012, também com a participação de uma única turma, de outra escola. Na presente proposta, pretende-se ampliar o número de alunos de educação infantil. Serão desenvolvidas atividades que explorem o ensino de matemática abrangendo os seguintes conteúdos: sistema de numeração, resolução de problemas, contagem e regras do sistema decimal, grandezas e medidas; além de trabalhar com as habilidades de classificar, ordenar, seriar e corresponder. Além disso, serão abordados conceitos básicos de geometria, com o desenvolvimento de propostas que considerem o espaço sob a perspectiva do esquema corporal, da percepção do espaço, além das noções geométricas propriamente ditas.


CPA: 15709/2012

Programa: Melhoria do ambiente de trabalho em empresas da região de Joinville - 2013

Coordenador: Fernando Humel Lafratta / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Funcionários das empresas do pólo metal-mecânico, processamento de polímeros, construção civil e serviços de Joinville e região

Resumo: Desenvolver atividades em parceria com a CEREST, tendo como membro externo a dra. Aline Gomes de França (CEREST).

Neste contexto serão realizadas as seguintes atividades:

- Avaliação dos ambientes de trabalho para o levantamento de riscos à saúde do trabalhador;

- Levantamento de medidas de corretivas para a melhoria dos ambientes de trabalho;

- Construção de uma base de dados para monitoramento e controle dos ambientes de risco à saúde.

A avaliação dos ambientes de trabalho será feito por equipes compostas por estudantes do curso de graduação em Engenharia Mecânica e o pessoal técnico do CEREST, ao passo que a segunda atividade envolverá os professores participantes do projeto e estudantes da UDESC. Vale ressaltar que outros professores também serão consultados dentro da instituição quando necessário.

Deste modo, o projeto fortalece o papel da Universidade na formação de recursos humanos capacitados para a gestão da segurança nos ambientes industriais e de serviço e amplia o seu envolvimento na solução de problemas da comunidade.


CPA: 15976/2012

Programa: Minuto da Ciência 2013

Coordenador: Felipe Arretche / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: O público alvo deste projeto são os ouvintes da Rádio UDESC FM/Joinville.

Resumo: O programa de rádio 'Minuto da Ciência' tem por objetivo expor conceitos científicos relacionados ao cotidiano do público leigo, apresentar a Ciência como uma atividade humana, e divulgar as ações de investigação em ciência básica e aplicada desenvolvidas no CCT/UDESC. Neste sentido, visa divulgar a ciência falando sobre fenômenos familiares às pessoas em geral. Desta forma, é ponto central deste projeto trabalhar para desmistificar e aproximar as pessoas do 'saber científico'.


CPA: 15977/2012

Programa: MÚSICA DE CÂMARA NA UDESC

Coordenador: Luciano Camargo Martins / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: O público alvo do projeto consiste nas pessoas que tocam algum instrumento musical ou tem interesse em aprender música e vir a tocar algum instrumento, e dispõe de duas a quatro horas semanais para palestras, aulas práticas e ensaios, onde serão desenvolvidas atividades de introdução à música, para os iniciantes, e prática de música em pequenos grupos de câmara, para os interessados que já tiverem alguma prática musical, 0020e que já tocam algum instrumento musical.

Resumo: Coordenar e desenvolver um ou mais grupos de música instrumental composto por alunos da UDESC e membros da comunidade de Joinville, a fim de estudar música instrumental em grupos de câmara, duos, trios ou quartetos, ou mesmo em uma pequena orquestra de câmara, preparar repertórios simples para apresentações em escolas, eventos culturais e espaços culturais da nossa cidade e micro-região, divulgando a cultura musical, integrando mais a Universidade com a comunidade.

O público alvo do projeto consiste nas pessoas que tocam algum instrumento musical ou tem interesse em aprender música e vir a tocar algum instrumento, e dispõe de duas a quatro horas semanais para palestras, aulas práticas e ensaios, onde serão desenvolvidas atividades de introdução à música, para os iniciantes, e prática de música em pequenos grupos de câmara, para os interessados que já tiverem alguma prática musical, e que já tocam algum instrumento musical.


CPA: 15688/2012

Programa: Observatório Tecnológico de polímeros

Coordenador: Daniela Becker / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Acadêmicos, empresários, professores, mestrandos.

Resumo: Este projeto visa gerar instrumentos de apoio ao desenvolvimento tecnológico e inovações da economia catarinense, com a criação e transferência ao setor produtivo de observatórios tecnológicos setoriais. A concorrência nos mercados nacionais e mundiais requer a inovação em produtos e processos, sendo o conhecimento um dos fatores competitivos principais que impulsiona e acelera o desenvolvimento técnico e a inovação. O acesso às informações e a geração de saberes regionais e setoriais é a condição fundamental que orienta este projeto. As redes e portais que hoje tem características de ser apenas mídia

mostram-se insuficientes frente aos desafios da sociedade do conhecimento.

O observatório disporá de um portal, que será a base operacional da rede correspondente, com papel ativo na inovação tecnológica. Pretende-se obter maiores sinergias nos processos de interações entre produtores de conhecimento e demandadores, apoiados pelas informações e comunicações da rede e por ações dos observatórios tecnológicos. Os operadores do observatório terão papel ativo na inovação tecnológica, para coordenar e agir na busca de informações, nas planificações setoriais e regionais e nas negociações envolvendo tecnologias, servindo como um importante meio para, de um lado, descrever o estado de artes e acompanhar tendências mundiais no setor produtivo, e por outro, conhecer e divulgar a realidade tecnológica regional.


CPA: 14713/2012

Programa: Olimpíada Brasileira de Informática na Udesc

Coordenador: Luciana Rita Guedes / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: O público alvo deste projeto são os estudantes do primeiro semestre dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas além dos estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares de Joinville.

São, portanto, 80 estudantes ingressantes na UDESC e mais uma estimativa (IBGE) de 20 mil estudantes no Ensino Médio em Joinville, tanto em escolas públicas como particulares.

Além disso, estima-se a participação e o envolvimento de pelo menos um docente em cada uma destas escolas.

Resumo: O projeto 'Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC' tem como proposta a divulgação desta olimpíada nas escolas de ensino médio, tanto públicas quanto particulares, bem como o incentivo à participação dos estudantes nesta competição. A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é realizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP e promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, em moldes parecidos com as olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia. O projeto visa ainda a oferta de minicursos na área de programação de computadores para estudantes interessados em preparar-se para participar no evento em edições posteriores. O público alvo engloba também estudantes do Primeiro semestre dos cursos oferecidos pela UDESC, com foco maior para os cursos do Departamento de Ciência da Computação. Esta competição é dividida em duas etapas, sendo que a primeira pode ser realizada na própria escola onde o participante estuda. A segunda fase, quando há classificados, é realizada por uma universidade de abrangência na região da escola, neste caso, a UDESC. Conforme consulta feita ao site da OBI, não há outra universidade cadastrada como sede na região norte catarinense, o que tornaria a UDESC pioneira neste espaço geográfico. Como consequências destas ações pretende-se, adicionalmente, fortalecer a divulgação e a imagem da UDESC para o público do ensino médio do município.


CPA: 15884/2012

Programa: PIC 2012 - Programa de Iniciação Científica da OBMEP

Coordenador: José Aldo Silva Lima / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Alunos da escola pública do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Resumo: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP é realizado em duas frentes de trabalho: uma no Hotel de Hilbert (Fórum na internet administrado pela OBMEP) e, a outra, nos Encontros Presenciais coordenados por um professor orientador. Esta proposta se restringe ao papel do coordenador como professor orientador no desenvolvimento dos Encontros presenciais do PIC 2012, exercício 2013. Estes encontros estão previstos para serem realizados nas salas G-09 e G-10 do Departamento de Engenharia Mecânica da UDESC Joinville. O proponente coordena e orienta as atividades presenciais de dois polos aos quais estão vinculados aproximadamente 30 (trinta) alunos de escolas públicas da Região Norte do Estado de Santa Catarina: Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá selecionados pelo IMPA-OBMEP. Dois monitores (ou monitoras) são selecionados dentre os discentes dos cursos de licenciamento do CCT da UDESC Joinville para auxiliarem nas atividades. Espera-se que por meio desta ação de extensão possamos integrar a UDESC Joinville aos esforços do IMPA-OBMEP em desenvolver e motivar os estudantes das escolas públicas da Região Norte do nosso Estado para a escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.


CPA: 15720/2012

Programa: Treinamento de Handebol Feminino

Coordenador: Paulo Cesar Pandolfo / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Interno: Comunidade acadêmica - composta pelos estudantes e professores - do CCT/UDESC Joinville. Além dos estudantes de Educação Física da UNIVILLE que possuem vínculo com o CCT como estagiários da musculação.

Externo: Acadêmicos da UNIVILLE, profissionais de outras Instituições (FELEJ e AJHa), bem como as estudantes do Ensino Médio das Instituições de Ensino do Estado selecionadas para compor a Equipe de Handebol de Joinville FELEJ/AJHa/UDESC nas categorias juvenil e cadete.

Resumo: O Projeto de Treinamento de Handebol Feminino tem a finalidade de fomentar a prática e o treinamento desta modalidade entre os acadêmicos; possibilitar o intercâmbio entre os acadêmicos da Instituição com atletas de alto rendimento; melhorar a preparação técnico-tática das equipes de handebol do CCT para os Jogos Internos da UDESC; ampliar a participação da comunidade na Universidade; difundir o nome da Universidade (CCT/UDESC) na região, solidificando uma identidade interligada ao esporte, à saúde e à responsabilidade social; consolidar uma Equipe nas categorias juvenil e cadete para continuar representando a cidade de Joinville em diversas Competições; e oportunizar o aparecimento de talentos esportivos.


CPA: 15684/2012

Programa: Sétimo Workshop em Estratégias de Modelamento Numérico de Materiais e Otimização

Coordenador: Otávio Augusto Alves da Silveira / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Alunos de Mestrado PGCEM / UDESC

Alunos de Graduação de Eng. Mecânica CCT / UDESC

Professores do Dept. de Engenharia Mecânica CCT / UDESC

Participantes da indústria

Pesquisadores de outras instituições

Resumo: Este projeto consiste na organização e realização da sétima edição de um Workshop abordando temas atuais relacionados ao modelamento numérico de materiais e otimização. O Workshop terá duração de 1 (um) dia e consistirá de cinco palestras de 1 hora, seguidas por um período de 30 (trinta) minutos de discussão e debates. Os palestrantes convidados serão pesquisadores de destaque nacional e internacional na área de mecânica dos sólidos computacional. Os resumos estendidos das palestras serão disponibilizados no website do evento de forma a permitir que os participantes (convidados ou do público alvo) possam trazer perguntas e questionamentos previamente preparados. Será entregue aos palestrantes e professores envolvidos um caderno de resumos estendidos. Preve-se um número adicional de cadernos para distribuição na comunidade. Este projeto visa obter recursos no valor de R$ 2.000,00 através do Edital Nº 04/2012 PAEX. Os recursos serão empregados na compra de passagens e hospedagem para os palestrantes oriundos das universidades brasileiras.


CPA: 15405/2012

Programa: Sistemas de etiquetagem procel edifica RTQ-R e Selo Azul da CEF e sua aplicação em Joinville

Coordenador: Ana Mirthes Hackenberg / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Usuários de edificações residenciais da cidade de Joinville

Resumo: Neste projeto pretende-se comparar os itens em comum das etiquetagens para edificações residenciais do Procel Edifica e do Selo Casa Azul, e a sustentabilidade das duas metodologias. Serão avaliados os itens referentes ao projeto arquitetônico que afetam a eficiência energética de Prédios Residenciais no município de Joinville, seguindo a metodologia do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais proposta pela Eletrobrás/Procel edifica e a metodologia do Selo Casa Azul. Com a aplicação destas metodologias em edificações residenciais em Joinville pretende-se comparar as duas metodologias, verificar o perfil das edificações residenciais da região, analisar a questão da sustentabilidade destes itens das duas metodologias. Avaliar as melhorias que poderiam ser efetuadas nos projetos das edificações para aumentar a eficiência energética das mesmas.


CPA: 15954/2012

Programa: UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE - VOO LIVRE

Coordenador: Jurema Iara Reis Belli / Docente

Edital: EDITAL PAEX 04/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Atendidos pelo estatuto do Conselho do Idoso

Resumo: O Projeto apresenta uma proposta de Inseção do Adulto-idoso atendido preferencialmente pelo estatuto do idoso no espaço acadêmico, refazendo os aspectico da aprendizagem como beneficio do processo formativo de todo ser humano e atendendo a um direito Legal.


CPA: 18247/2012

Programa: 12o SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - SEC2013

Coordenador: Sandra Denise Kruger Alves / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Acadêmicos do curso de engenharia civil do CCT e universidades da região. Egressos. Comunidade em geral.

Resumo: Trata-se de uma semana em que haverá palestras, mini cursos, debates, visitas técnicas, etc para alunos do curso de engenharia civil do CCT e demais faculdades, bem como para a comunidade em geral.


CPA: 16316/2012

Programa: III Semana da Química

Coordenador: Edmar Martendal Dias de Souza / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: O público alvo serão todos os alunos do CCT, porém o público maior da semana serão os acadêmicos das licenciaturas de Química, Física e Matemática. O evento será aberto a todos os professores e alunos da rede pública joinvillense.

Resumo: O curso de Licenciatura em Química iniciou no segundo semestre de 2010. Em 2011 com as Licenciaturas de Matemática e Física participaram da Semana das Licenciaturas. A proposta é integrar as licenciaturas do CCT promovendo palestras de abertura e encerramento de forma interdisciplinar possibilitando a participação de acadêmicos em mini-cursos e oficinas, aliadas a seus interesses e formação acadêmica. O objetivo principal da Semana é a Educação, em todos os níveis, e uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável. Em 2012 o evento foi realizado em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que foi promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em Outubro. No último dia da semana, 18/10, a atividade será a Tenda da Ciência no centro

da cidade de Joinville.


CPA: 18050/2012

Programa: V Semana da Matemática

Coordenador: Viviane Maria Beuter / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Professores e alunos da UDESC e de outras IES, professores da rede de Educação Básica de ensino.

Resumo: A Semana da Matemática promovida pela UDESC-CCT é um evento que acontece anualmente.

Contempla atividades como palestras, mini-cursos, oficinas e mesas-redondas com o objetivo de promover um espaço de discussão entre alunos, professores, pesquisadores e a comunidade de ensino em geral acerca da Matemática e da Educação Matemática.


CPA: 18225/2012

Programa: X Semana de Engenharia de Produção e Sistemas 

Coordenador: Fernando Natal de Pretto / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Acadêmicos, professores e técnicos administrativos do CCT e comunidade de Joinville.

Resumo: Preenchimento deste item dispensado pelo edital


CPA: 18075/2012

Programa: XII SEMANA DE ENGENHARIA MECÂNICA

Coordenador: Fernando Humel Lafratta / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Prioritariamente alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica do CCT. bem como alunos dos demais

cursos do CCT e profissionais ligados às empresas da região de Joinville.

Resumo: A proposta deste evento consiste na realização de palestras, cursos, mesas redondas, depoimentos e outras atividades, em áreas ligadas à engenharia mecânica ou a carreira do profissional, com o objetivo de trazer para dentro do ambiente universitário conhecimentos, práticas ou tecnologias, vividas pelas empresas ou até por outras instituições, que normalmente não são ensinadas dentro das disciplinas que compõe a grade curricular do curso. Com isto pretende-se complementar o processo de aprendizado, permitindo que os participantes tenham uma outra visão do mercado de trabalho, estando mais bem preparados profissionalmente, bem como propiciando a ampliação da sua rede de contatos.


CPA: 17877/2012

Programa: XIII SEMANA DA FÍSICA

Coordenador: Edgard Pacheco Moreira Amorim / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo

O público alvo é composto por acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Química.

Observamos nas semanas anteriores a partição de acadêmicos dos cursos de Engenharia, acreditamos que os mesmos também aproveitarão os mini-cursos e palestras.

Resumo: O preenchimento deste item é dispensado pelo edital.


CPA: 18591/2012

Programa: XIII Semana Tecnológica da Engenharia Elétrica 

Coordenador: Joaquim Rangel Codeço / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Acadêmicos do curso de graduação em Engenharia Elétrica e a Comunidade da região de Joinville.

Resumo: Realização da Semana Tecnológica de Engenharia Elétrica (SETEEL), promovida pelo DEE/CCT/UDESC, em parceria com o Grupo PET-Elétrica e o Centro acadêmico CADEE. Propiciando um momento de integração escola-comunidade-mercado de trabalho.

O evento busca trazer palestras e mini-cursos que estejam sintonizados com os avanços tecnológicos e suas aplicações na engenharia elétrica.


CPA: 16273/2012

Programa: XV Semana da Computação

Coordenador: Alexandre Gonçalves Silva / Docente

Edital: PASA 014/2012

Ações Vinculadas ao Programa: Não

Público Alvo: Professores, alunos, funcionários, profissionais ligados à Ciência da Computação, à Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas afins.

Resumo: A XV Semana da Computação é um evento de integração entre a comunidade da região e a universidade.

Tal integração é viabilizada por meio de palestras, mini-cursos, concursos, visitas técnicas e outras atividades.
 

Edital a Qualquer Tempo 01/2013


CPA: 965/2013         
Título:           Adaptação do IcaAtom como solução de descrição arquivística para o Arquivo Histórico de Joinville
Edital:           EDITAL A QUALQUER TEMPO 01/2013
Coordenador:  Ricardo Ferreira Martins / Docente
Tipo da Ação:Projeto          Ações vinculadas: Não
Instituição: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral: CCT/PROEX - Centro de Ciências Tecnológicas  Unidade de Origem: DCC - Departamento de Ciência da Computação
Público Alvo:O público-alvo é composto, de forma direta, pela equipe técnica/administrativa do Arquivo Histórico de Joinville - AHJ (órgão pertencente a Fundação Cultural de Joinville / Prefeitura Municipal de Joinville), mas também compreende os usuários dos recursos/acervos do AHJ, envolvendo indivíduos de diversos grupos da sociedade regional, ou seja, pesquisadores, organizações de iniciativa privada, setores públicos, escolas e universidades. Atualmente, os usuários tem acesso aos documentos somente de forma presencial/física. Com o desenvolvimento de um portal de acesso aos acervos, e disponibilização de forma digital, espera-se atingir um grupo genérico de 300 novos usuários (sem classificação específica).
Área Temática Principal:Tecnologia e Produção
Resumo da proposta:Este projeto é uma continuação do projeto entitulado como: Definição e uso de ferramentas para GED no Arquivo Histórico de Joinville (EDITAL PAEX 002/2011), realizado em 2012. O objetivo deste trabalho é desenvolver/implantar uma solução computacional que permita disponibilizar os acervos disponíveis no Arquivo Histórico de Joinville, em formato digital, facilitando o acesso através da Internet, seguindo as normas nacionais (NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística) e internacionais (ICA - International Council on Archives). Com isto, a disseminação da cultura de Joinville irá ultrapassar barreiras físicas, gerando benefícios que vão desde a redução de gastos para a realização de pesquisas, otimização dos procedimentos de trabalho do órgão diretamente envolvido (AHJ), permitindo que pesquisadores de todo o país possam ter acesso aos recursos disponíveis.

 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC