Apresentação

A Pós-graduação em Engenharia Elétrica na UDESC-Joinville iniciou com a criação do curso de Mestrado em Automação Industrial no ano de 1996, através da Resolução 046/96 do Conselho Universitário (CONSUNI) e foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) através do Decreto Estadual 3.011 de 19/09/2001 publicado em 20/12/2001.

Em 2004, foi realizada a primeira readequação do curso, com a criação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL), através da Resolução 029/2004 do CONSUNI. Com esta readequação, o curso passou a ser denominado Mestrado em Engenharia Elétrica, na área de concentração Automação Industrial.

No ano de 2006, por intermédio da Resolução 045/2006 do CONSUNI, foi criado um novo curso dentro do PPGEEL, denominado curso de Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, na área de concentração Automação de Sistemas. No mesmo ano, o Mestrado Profissional foi credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo sido atribuído inicialmente o Conceito 3. No primeiro semestre de 2010 o Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica passou pela primeira avaliação trienal da CAPES, obtendo o Conceito 4.

Em 2008 o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica passou por uma nova reformulação, por intermédio da Resolução 036/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), visando sua adequação para uma nova submissão à aprovação da CAPES. Nessa alteração a área de concentração passou a ser Sistemas Eletroeletrônicos e em junho de 2009 recebeu a recomendação da CAPES (Conceito 3), iniciando suas atividades em agosto do mesmo ano.

Em 2012 foi submetida a proposta de um Doutorado em Associação com outra instituição de ensino superior (IES), visando à obtenção de um número necessário de Docentes para a aprovação do projeto junto a CAPES. Dentre as quatro opções existentes, optou-se pela associação temporária, que permite a criação de um curso autônomo associado a um programa já consolidado. Neste tipo de associação a emancipação do programa é planejada para acontecer progressivamente, com o crescimento e amadurecimento do corpo docente vinculado a instituição proponente. A instituição escolhida para a associação foi a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). A escolha pela UFSM foi motivada pela cooperação já existente entre professores daquela instituição com o nosso Mestrado Acadêmico, na qualidade de docentes colaboradores. Além disso, o PPGEE sendo um programa consolidado, possui um corpo de professores qualificado e com experiência em orientação na pós-graduação. Em março de 2013 a proposta do curso de Doutorado Associado em Engenharia Elétrica UDESC-UFSM foi aprovada pela CAPES com Conceito 4. O curso tem a mesma área de concentração e linhas de pesquisa do Mestrado Acadêmico, e iniciou suas atividades em agosto de 2013.

O PPGEEL é regido pela Resolução nº 25/2009 do CONSEPE e por seu Regimento Interno. Para conhecê-los, acesse: Informações / Legislações, no menu ao lado, ou clique aqui.